quarta-feira, 23 de março de 2011

A pobreza que virou arte

A pobreza nos emociona, pois achamos bonito...
Chamamos de “bela fotografia” aquela que mostra uma senhora pobre chorando. Chamamos de “esplêndido fotografo” aquele que se infiltra na pobreza para poder registrá-la na sua câmera que, com a ótima definição, mostrou todos os pontos da fotografia. Chamamos toda essa representação da pobreza, que o artista tinha a intenção de nos mobilizar, a melhor e mais bonita Arte.
Ficamos indignados com as festas promovidas pela prefeitura para a periferia; mas achamos um trabalho esplêndido aqueles filmes filmados no sertão brasileiros.
Fechamos nossos vidros automáticos do carro para não sermos incomodados com as crianças que deveriam estar na escola, mas estão trabalhando no farol, pois a pressa de chegar na livraria para comprar mais um exemplar de Brás, Bexiga e Barra Funda era mais importante.
Veneramos as representações da pobreza nas artes; porém nos irritamos com a pobreza ao nosso redor, afinal, se a arte nos mostra de uma forma que não nos prejudica, porque temos que vivenciá-la no nosso cotidiano?

7 comentários:

  1. Creio que a arte é um dicionário aberto dos sentimentos humanos, livre para quem souber interpretá-lo. A pobreza imposta na arte, em sua maioria, tem como intuito nos chocar, fazer-nos perceber o que diariamente não conseguimos 'a olho nú'.
    Assunto com várias vertentes de discussões e opiniões, adorei Shay.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, por muitas vezes pensei nisso. Eu particularmente não acho legal fotografar certas coisas (no caso, a pobreza) Isso não os ajuda em nada. Apenas expõe os problemas de uma forma menos agressiva. Algumas pessoas se emocionam e tomam atitudes,mas outras preferem enxergar pelo lado artístico e fingir que aquilo não existe.

    Um post extremamente interessante.
    Parabéns!
    Estou seguindo *-*

    ResponderExcluir
  3. Bom post.
    pobreza é uma desgraça e ao mesmo tempo 'bonita';
    uma coisa que eu nunca tinha parado para pensar...
    enquanto vivermos nesse sistema injusto, assim será. e não estou dizendo que o socialismo nem a monarquia ou qualquer outro tipo de governo mudaria, até pq o individualismo e diferenças fazem parte do ser humano. uma coisa triste, mas é a realidade!
    gostaria de não vivenciar a pobreza, mas essa é a vida, e eu faço o que posso para ajudar quem precisa, todos sendo um pouco solidários, podemos tornar a situação 'menos pior'

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. ooi, obrigada pelo comentário no blog, já estou seguindo você aqui. E quanto á sua pergunta em relação ao design, foi um amigo que fez para nós, mas se você quiser há alguns templates prontos nesse blog aqui (http://templateparablogspot.blogspot.com/) é só seguir as instruções que dá tudo certo (:

    obrigada pela visita e volte sempre!!

    http://enfiimnos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. uma bela linha de pensamento, acompanhada de um texto bem escrito e construído me fez refletir muito. quero ser uma pessoa melhor :). tudo que vc falou ai é verdade, e espero ter me marcado para sempre o/.
    Bjs, bjs
    Obs: tb tenho um blog, mas ta sem titulo ainda. vou postar em breve, textos no mesmo estilo dos seus e coisas inúteis tb =P

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, ótima reflexão, nunca tinha lido nada sobre isso. O visual do Blog também está de parabéns

    ResponderExcluir
  7. Não é Bacana expôr a Pobreza.. Mas de um certo lado podem divulgar e ajudar ...
    segui , comentei e cliqei no adsense
    ffais isso no meu ?
    http://sentimentares.blogspot.com/

    ResponderExcluir